segunda-feira, 7 de julho de 2014

Doce de abóbora

Eis um doce que eu achava que era difícil de fazer, mas ao contrário, é fácil, fácil!!!
 
 
Para cada kg de abóbora descascada e cortada em cubos, você vai usar aproximadamente 2 xícaras (chá) de açúcar (que você pode acrescentar mais depois, no fim do processo, caso queira. Eu não gosto de doce muuuuuuuuuuuuito doce. Sabe aquele doce que chega até a arder na garganta, de tão doce? Então... esse definitivamente não é meu paladar!!!), 1 canela em pau, 3 cravos da índia e 1/2 pacote de coco ralado (eu gosto muito daquele em flocos, olha como fica bonito! Você também pode aumentar ou diminuir conforme sua preferência.)
 
Em uma panela, coloque todos os ingredientes, menos o coco, que eu gosto de colocar quando o doce já está quase no ponto.
 
Deixe em panela semi tampada, mexendo de vez em quando. Para 2kg de abóbora que eu fiz, ficou em torno de 1 hora no fogo. Fique atenta!
 
Tem gente que gosta do doce bem sequinho, mas eu gosto assim... com uma certa "caldinha" ainda... acho mais gostoso, porque mesmo ficando na geladeira por um tempo, ele não fica ressecado e sem gosto depois de uns dias! Caso goste do outro jeito, é só deixar apurar mais tempo!
 
Também não curto muito pedacinhos, então, com uma escumadeira (ou colher de servir arroz) terminei de "esmagar" a abóbora.
 
Antes de desligar o fogo, confira se está tudo do seu agrado: ponto da abóbora, doçura, caldinha, enfim... mas este é um doce muito fácil de fazer porque permite ajustes. Exemplo: fui fazer uma grande quantidade e quando fui experimentar o doce, que já havia saído do fogo, não gostei do sabor da abóbora nem da dosagem de açúcar, que estava insuficiente. Voltei o doce para o fogo, apurei mais um pouco e coloquei mais açúcar. E o resultado foi esse aí da foto!
 
Abraços à todos e boa torcida para nós brasileiros amanhã! 
 
 


Um comentário: