quarta-feira, 17 de abril de 2013

Moussaká

Este nome lhe parece familiar? Porque a mim, quando o ouço, lembro-me imediatamente do personagem de Tony Ramos, na novela Belíssima, preparando sua receita infalível de... moussaká!!! kkkkkkkkkkkk


Em minha simples conclusão e opinião, o moussaká é uma releitura de uma lasanha de berinjela, levando em sua composição, diferentes tipos de condimentos. Tem um sabor diferenciado pela canela, que se distingue dos demais sabores costumeiros no Brasil, ou pelo menos em nossa região (São Paulo).



Eu gostei porque é um prato leve, embora diga-se que não seja um prato consumido diariamente pelos gregos por ser considerado "pesado" (imaginem então se eles provassem nossa feijoada, vatapá, buchada, etc, etc, etc... ehehehehehe). Eu já acho um prato totalmente legal prá quem deseja controlar o peso, pois tem proteína (carne) e a berinjela, que é uma leguminosa considerada altamente saudável, indicada até mesmo para o controle de colesterol e pressão alta.



A receita original pedia prá dourar as berinjelas no azeite, mas como eu queria "zero fritura", bem saudável mesmo, aferventei-as por 3 minutos em água com sal. Deu certíssimo, ao meu ver (e paladar!!! kkkkkk). Bem, vamos à receita? 


Ingredientes:
1kg de berinjelas em fatias finas (usei só 2 unidades, que rendeu essa assadeira que vocês estão vendo. Cortei-as no sentido do comprimento para ficarem maiores e não deixei finíssimas, pois queria ressaltar bem o gosto da berinjela) * 2 colheres (sopa) de azeite * 1 cebola picada * 4 dentes de alho amassados * 500g. de carne moída * 1 colher (sopa) de orégano * 1 pitada de canela em pó (mas ó, cuidado viu! É uma pitada de "lady"... rsrsrsrsrsrs... não pode exagerar! Canela é bom, mas em exagero, contamina toda a receita!!!) * 500g. de polpa de tomate 
Molho:
2 copos de iogurte natural (400g) * 4 ovos * 2 colheres (chá) de sal (coloquei uma pitadinha) * 1 xícara (chá) de queijo muçarela ralado (o suficiente para cobrir bem toda a superfície)

Modo de Fazer:
Bem, você pode escolher o jeito que quer preparar: você pode fritar as fatias de berinjela, pode grelhá-las, pode apenas dar uma douradinha no azeite, mas eu preferi, como disse logo acima, apenas aferventá-las em água e sal, pois além de um prato mais saudável, queria uma textura mais macia. Reserve as berinjelas, preparadas de acordo com o seu gosto.
Em uma panela, em fogo médio, coloque o azeite e doure a cebola e o alho.
Adicione a carne moída, o orégano, a canela (cuidadosamente!), o caldo de carne e cozinhe por 10 minutos ou até secar toda a água e dourar a carne.
Junte a polpa de tomate e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos.
Para o molho, em uma tigela, com um batedor manual (usei o mixer), misture o iogurte, os ovos e o sal até ficar bem cremoso.
Em um refratário médio, monte o moussaká, intercalando camadas de berinjela e de carne moída, terminando em berinjela (eu coloquei um pouquinho de muçarela entre as camadas também, mas bem pouquinho mesmo!).
Despeje o molho de iogurte, espalhe a muçarela e leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos ou até borbulhar e gratinar (no meu forno, ficou quase 1 hora prá firmar bem o molho).
Sirva em seguida!!!

2 comentários:

  1. Eu já comi e tá aprovado! É uma delícia!

    ResponderExcluir
  2. MARY HELENA SOARES SAMPAIO
    maryhhelen@hotmail.com

    ResponderExcluir