sábado, 30 de março de 2013

A Páscoa no Japão, por Diana Karen Obata Tajima


Nossa, o que dizer da Di??? Convivemos apenas 6 meses juntas, enquanto ainda estávamos no colegial. Depois ela mudou de escola... foi pro Japão... mas ela é minha irmã japa! Amo de paixão!!! Uma pessoa amável, super mãe, amiga dedicada... enfim!!! Não tenho palavras para descrever o quanto gosto dessa minha irmãzinha postiça!!! =)
 
 
 
NOME: Diana Karen Obata Tajima
IDADE: 33 anos
ESTADO CIVIL: casada
FILHOS: 2
PAÍS ONDE NASCEU: Brasil
ONDE MORA HOJE: Japão
 
 
ENTRE 4 PANELAS: EM PRIMEIRO LUGAR, QUAL SUA RELAÇÃO COM A COZINHA? QUAIS PRATOS GOSTA DE PREPARAR?
DIANA: Embora ultimamente não tenha muito tempo, adoro cozinhar. Comecei a cozinhar sozinha aos doze anos, pois meus pais trabalhavam e faziam horas extras; para ajudar um pouco, decidi ajudar a fazer comida, começando com meu prato predileto, (claro que é nhoque), sem ter muita noção. Lembro que a massa estava muito grudenta e acrescentava cada vez mais farinha, devo ter colocado um quilo, para um saquinho de batatas (cerca de meio quilo)... mas ninguém reclamou! rsrs
Os pratos que mais gosto de cozinhar... nhoque, frango assado, curry, etc... pratos que toda família gosta de comer! (cadê os sushis, minha amiga? rsrsrsrsrs)
 
 
ENTRE 4 PANELAS: O QUE A LEVOU PARA FORA DO BRASIL? QUE IDADE TINHA?
DIANA: A primeira vez que vim, tinha 12 anos de idade, acompanhando a família.
Em 1990, meu pai não estava bem de saúde para continuar a trabalhar no Brasil. Minha mãe, aproveitando o "boom" dos dekasséguis, resolveu vir com meu pai, mesmo adoentado, deixando três filhos no Brasil. Depois de alguns meses, a saúde do meu pai melhorou e ele começou a trabalhar também. Minha tia e priminha de 2 anos vieram morar conosco, pois meu tio também havia vindo para cá! Após 5 meses, minha mãe retornou ao Brasil e minha tia pôde vir ao Japão. Em março de 1991, veio minha irmã, que tinha acabado de completar 18 anos, e em dezembro do mesmo ano, veio o resto da família: eu, minha mãe e meu irmão.
Entre idas e vindas, esta é quarta vez que venho morar no Japão, agora, com minha nova família: eu, meu esposo, meu filho e minha filha que nasceu aqui.
 
 
ENTRE 4 PANELAS: COMO É COMEMORADA A PÁSCOA AÍ, NO JAPÃO? QUE PRATO NÃO PODE FALTAR NESSE DIA? ALGUM DOCE EM ESPECIAL? TEM ALGUMA LEMBRANÇA ESPECÍFICA DESSA DATA?
DIANA: Aqui no Japão, por não ser um país cristão, não se comemora a Páscoa. Como minha família também não é cristã, não comemoramos.
No Brasil, sempre íamos almoçar na casa de minha tia (aquela que morou conosco e agora mora no Brasil), bacalhoada é o que não podia faltar!!!
 
 
ENTRE 4 PANELAS: E OS OVOS DE PÁSCOA? SÃO COMUNS NOS SUPERMERCADOS? HÁ PRODUÇÃO CASEIRA, COMO AQUI NO BRASIL? EXISTE COLOMBA PASCAL OU ALGO PARECIDO?
DIANA: Nos supermercados japoneses não se encontra ovos de Páscoa, nem colomba pascal.
Nos supermercados brasileiros, sim.
Há muitas brasileiras que trabalham com bolos, doces e salgados, que na época da Páscoa fazem ovos caseiros para vender. As crianças adoram quando ganham!
 
 
ENTRE 4 PANELAS: VOCÊ ACREDITA QUE A PÁSCOA SEJA UMA DATA IMPORTANTE NO CALENDÁRIO COMEMORATIVO DO JAPÃO?
DIANA: Não.
 
 
ENTRE 4 PANELAS: E VOCÊ, O QUE PENSA SOBRE A PÁSCOA? HOJE ELA É UMA DATA IMPORTANTE NO CALENDÁRIO DE SUA FAMÍLIA, AÍ NO JAPÃO? VOCÊ AINDA MANTÉM ALGUM COSTUME, TRAZIDO DO BRASIL, NESSA DATA?
DIANA: Não, por não sermos cristãos. Mas na escolinha onde dou aula de português, cantamos músicas e fazemos atividades de Páscoa!
 
 
ENTRE 4 PANELAS: RELEMBRANDO O TEMPO QUE MORAVA NO BRASIL, DO QUE MAIS SENTE FALTA E O QUE MAIS GOSTA AÍ NO JAPÃO?
DIANA: Do Brasil, dos familiares e amigos. Do Japão, gosto da beleza, da segurança, da praticidade. 
 
 
ENTRE 4 PANELAS: DESEJA DEIXAR ALGUMA MENSAGEM?
Desejo muito sucesso no seu novo blog, minha querida amiga. Espero poder contribuir com informações do Japão. Apenas desta vez, acho que acabei não contribuindo muito, pelas diferenças culturais...bjão com muitas saudades!!! DIANA
 

2 comentários:

  1. Oi Alessandra!!!! Fiquei muito feliz com o seu Blog, o qual desejo muito sucesso e que as amizades , mesmo apesar da distância, possam se manter mais perto!!!
    Fiquei muito feliz de matar um pouco da saudade de minha prima Diana e família! Diana, desejo muita saúde, paz, amor e sucesso para todos vocês aí!
    Um super abraço!
    Ricardo Takeda

    ResponderExcluir
  2. Achei o seu blog porque estou procurando uma amiga de infância. Não sei se ainda checa o seu blog, pois vejo que a ultima postagem foi em 2015, mas gostaria muito de encontra-la. Acredito que a Diana seja irma dela. Sera que se voce ler esse comentário poderia mandar um email? arissat@hotmail.com muito grata!

    ResponderExcluir